domingo, janeiro 16, 2011

Protocolo - Redes Sociais e o Trabalho

Um Feliz e Próspero Ano Novo
São os meus votos para todos!!!

Hoje venho partilhar um texto que recebi daqui.
A Net tem tanto de bom como de menos bom.
A diferença está na sua utilização.
É realmente uma epidemia...
O FB por exemplo, é viciante e se estiver ligado, é difícil ignorá-lo.
Se em casa nos consome tempo, podemos concluir que no trabalho também o vai fazer e não é justo, por mais "fartos" que estejamos com o serviço
ou com o que seja!
E depois, basta um fazer e outro imitar, para que a contaminação se instale.
Por mais difícil que seja, temos de resistir e guardar o pessoal e privado
Para o horário pessoal e privado!!
Não pensem que estou aqui apenas a moralizar
Estou principalmente a escrever num espaço pessoal, no meu horário privado,
Para não me esquecer e não ser como Frei Tomás
"Faz o como ele diz, não faças o que ele faz!" :)
Também vou ter de me esforçar para fazer o que estou a "pregar" :)
Beijinhux


"As redes sociais podem prejudicar a sua imagem profissional"

Um amigo contou-me a experiência vivida na sua empresa devido a um comentário inoportuno, que uma colega fez no Facebook, estando simultâneamente associada a vários colegas da organização, incluindo chefias. Terá sido algo semelhante a “quero-me ir embora… estou farta de aturar este…” e mais uns pormenores contendo o seu parecer sobre o funcionamento interno, o horário dos colegas, entre outros aspectos de menor relevância. Acresce que fez estas observações durante o expediente... Esta é mais uma história – entre tantas que escutamos. A pessoa não foi despedida, mas certamente que a sua posição não será a mais confortável.



Quer na internetconfidencial, insultos públicos a colegas ou à direcção/administração. É preciso ter em mente que certas notas não são unicamente uma indelicadeza para a pessoa a quem se destinam. Fundem-se com a imagem que é projectada e, muitas vezes, interferem no relacionamento com os clientes, conferindo uma dimensão maior ao problema.


Deixam-se algumas dicas:



- Evite estar nas redes sociais em horário laboral. Considere que muitas empresas monitorizam o uso que os funcionários fazem da internet, percebendo o que se faz, aonde se acede e em que momento do dia. A questão não se soluciona ao aceder à Web através do seu telemóvel, porque continua a usar o tempo da empresa.

- Adapte à sua realidade profissional as configurações de privacidade, com o objectivo de tornar as informações disponibilizadas e o seu perfil mais reservado. Em teoria, alguém tem que ser amigo para ver o perfil, mas atente aos que são amigos e, também, colegas. E não tome como certa esta funcionalidade que pode tornar-se numa falsa segurança - a internet nunca é 100% privada.



- Contenha os seus impulsos e não dê largas à imaginação em assuntos de natureza profissional (empresa, serviços ou produtos). Queixe-se, se assim o entender, da chefia, da quantidade de trabalho, do salário, dos colegas mas em círculo restrito, não na Web. É um erro crasso na estruturação da imagem profissional ter a “língua afiada” e deixar rasto.



- Mantenha um perfil cordial e discreto afastando-se de piadas atrevidas (ou de quem as promove…), namorar online revelando os “petit nom” ou disponibilizando fotografias em situações impróprias, como por exemplo à saída da discoteca, com excesso de álcool.



Por fim, quando estiver em casa doente, não passe o dia a pôr comentários porque esta atitude levantará suspeitas se estará ou não efectivamente a falar a verdade.



Ter cautela é sempre um bom caminho em qualquer rede social. A ideia é que estes espaços nos devem ajudar e não actuar negativamente em nosso desfavor.



Susana de Salazar Casanova



http://protocolopt.blogspot.com/


No Blog da Rita ela dá-nos uma solução, à qual eu já aderi :)
Para uma melhor "Gestão de Tempo" :)


Et Voila :)

(ah, pois pois, lá está o FB online :D ehehehe)

Sem comentários: